quinta-feira, 25 de março de 2010

BREVE HISTÓRICO DO CEETA

O COLÉGIO ESTADUAL EDSON TENÓRIO DE ALBUQUERQUE está situado no bairro de Paripe, Subúrbio Ferroviário de Salvador. A intensa atividade comercial, a posição geográfica privilegiada, às margens da baía de Todos os Santos, e a proximidade com o Centro Industrial de Aratu, que no inicio da década de 90 foi um dos centros produtores mais importantes da Bahia, fizeram de Paripe um dos bairros de destaque desta região da cidade.

A Escola foi criada em 1962 através de Decreto do então Secretário da Educação como a escola da Vila de Menores Edson Tenório, instituição ligada à FEBEM que recebia menores em estado de abandono e deles cuidava até 18 anos. A escola em princípio possuía a função de alfabetizar e escolarizar alunos da escola de menores e algum tempo depois passou a atender também alunos advindos de família que residiam no entorno. Em 1985 quando o prédio da Escola de Menores foi condenado por problemas estruturais, a escola Edson Tenório passa a funcionar no prédio onde deveria ter sido instalado o segundo grau profissionalizante do Complexo Escolar Almirante Barroso e que encontrava-se abandonado e coberto por um matagal. Em virtude das adaptações que necessitaram ser feita no novo prédio a nossa unidade escolar possuía a principio 10 salas de aula de tamanhos variados. Parte destas salas de extensão maior com capacidade de 45 alunos, outras de menor extensão com capacidade de no máximo 30 alunos.

Ao longo do tempo, houve construções que ampliaram o número de salas, como a construção de duas salas pelo projeto SOS ESCOLA e um pavilhão com cinco salas, um laboratório de informática e dois conjuntos de banheiros, que foi construído onde originariamente existia uma quadra de esportes poli esportiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário